O presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária na Paraíba (UNICAFES/PB), Jaciel Franklin, foi preso na manhã desta quarta-feira (06) em João Pessoa, sendo um dos alvos da operação deflagrada pelo Gaeco, CGU, TCE-PB e polícias civil e militar. Ele foi filiado ao PSD da Paraíba durante ato solene presidido pelo pré-candidato a deputado federal, Romero Rodrigues.
A ficha de filiação foi abonada por Romero no dia 16 de janeiro desse ano. O ato de assinatura teve ainda a presença da Secretaria de Estado, Eva Gouveia, e do deputado federal, Moacir Rodrigues
O presidente da cooperativa é investigado por conluio e fraudes em licitações para aquisição de gêneros alimentícios. Ele ainda é pré-candidato a deputado federal. Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva nas cidades de João Pessoa, Sobrado, São Miguel de Taipu e Alhandra.
As investigações constataram indícios de conluio, de falsidade ideológica e de fraudes ao caráter competitivo em dispensas de licitação, inclusive ferindo frontalmente os conceitos e pré-requisitos das fontes de financiamento utilizadas na liquidação das despesas correspondentes, notadamente as pautadas no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Fundo Estadual de Erradicação da Pobreza.
As contratações decorrentes das dispensas de licitação investigadas totalizam o montante de R$ 754 mil, dos quais R$ 123 mil correspondem a danos ao erário já detectados.