A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quarta-feira (31), sessão solene para entrega do título de cidadania pessoense a secretária estadual de Desenvolvimento Humano (Sedh), Pollyanna Dutra. A sessão aconteceu no plenário da Casa Napoleão Laureano e contou com as presenças de secretários estaduais, deputados estaduais, representantes de entidades sociais, entre outros.
O vereador Marmuthe Cavalcanti, autor da propositura, falou sobre o que motivou a entrega da honraria à Pollyanna Dutra. “A história de Pollyanna Dutra, uma exemplar mulher pública, que possui muitos serviços prestados à Paraíba, em especial João Pessoa, principalmente como deputada estadual, sendo uma das mais atuantes daquela Casa e agora como secretária de Desenvolvimento Humano, aonde vem fazendo atuações extremante efetivas no combate à insegurança alimentar, no combate às vulnerabilidades. Também na garantia de direitos das pessoas com deficiência, das mulheres e idosos. Um trabalho social que está sendo um marco para a cidade de João Pessoa, em tão pouco tempo, mas que já vemos os resultados acontecendo na prática. Como conhecedor das comunidades e áreas periféricas da capital, posso atestar os resultados do trabalho profícuo realizado pela secretária Pollyanna Dutra e a CMJP faz hoje o reconhecimento da sua história e do seu trabalho pelos relevantes serviços prestados na busca de uma sociedade melhor e mais justa”, afirmou.
O padre Egídio Carvalho, diretor do hospital Padre Zé, disse que quem estava recebendo o título não é Pollyanna e sim as mulheres sertanejas. “Que o nosso Senhor possa abençoar essa sua missão à frente da secretaria e que você possa trazer frutos que sejam bons para todos aqueles e aquelas que esperam no estado saciar a fome de dignidade que falta no Brasil inteiro para tantos homens e mulheres”, acrescentou.
O deputado estadual Chico Mendes (PSB) falou que todas as mulheres devem se sentir abraçadas através da homenagem a Pollyanna Dutra. “Pollyanna é um patrimônio do nosso partido e sua participação na chapa majoritária na última eleição foi primordial. Como secretária estadual ela irá fazer um extraordinário trabalho. Ela é merecedora de todas as homenagens, pois possui uma trajetória de uma grande mulher vencedora”, destacou.
A presidente estadual do PCdoB, Gregória Benário, disse que a história de Pollyanna Dutra engrandece e reafirma a importância da nossa gente. “Ela dialoga com as pessoas, e em especial com as mulheres, pensando com elas e lutando por elas. Pollyanna é a busca em resolver os desafios históricos, retirando do invisível e elevando a importância dos aportes das mulheres”, pontuou.
O deputado estadual Chió (Rede) destacou que Pollyanna Dutra tem uma história de vida muito cativante e João Pessoa ganhou muito com isso, sobretudo pela capacidade de sentir as dores do povo, capacidade de ser gestora e protagonista. “Ela possui a capacidade progressista e João Pessoa precisa manter-se no viés progressista”, opinou.
Marília Araújo, fundadora do Fórum Celso Furtado, falou que tem um pouco de Pollyanna Dutra em cada pequeno ou grande município do estado, a partir de grandes trabalhos realizados, seja localmente ou de forma transversal na Paraíba como um todo.
A homenageada, Pollyana Dutra, disse que receber a cidadania pessoense tem um significado bastante especial. “Eu venho lá do sertão, uma terra que me acolhe muito bem, tanto quanto João Pessoa, cidade em que trouxe sonhos, compromisso e respeito. Faço de João Pessoa minha morada e reafirmo o compromisso social, de empoderar as mulheres e acima de tudo fazer com que as pessoas possam abrir o seu próprio caminho. Esse compromisso com as pessoas, fazendo com que as mais simples possam ter acesso a esse desenvolvimento para mim é uma missão. A minha tarefa maior é fazer com que a cidade cresça, mas cresça por inteiro, com qualidade de vida. Eu sou daquelas pessoas que lutam muito para que todos tenham acesso e para que a riqueza seja distribuída”, garantiu.
Natural da cidade de Natal (RN), Pollyanna Dutra é formada em Medicina Veterinária pela UFPB e Gestão Pública pela UEPB.
Participaram ainda da sessão o amigo da homenageada, Fábio Firmino, a suplente de vereadora Fabíola Rezende, Lídia Moura, secretária estadual da Mulher e da Diversidade Humana, além dos vereadores Marcos Henriques (PT), Dr. Luís Flávio (PSDB) e Zezinho Botafogo (PSB), entre outros.