A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (18) a operação Sol Nascente, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, roubos e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos 53 mandados, expedidos pelo Juízo da Vara de Entorpecentes de Campina Grande, no Agreste paraibano, nos estados da Paraíba, Amazonas, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
Desse total de mandados, 23 foram de prisão e 30 de busca e apreensão. Além disso, foi determinado o bloqueio de mais de 170 contas.
A operação identificou, com relação ao tráfico de drogas, pelo menos três grupos que operavam no fornecimento de maconha (skunk), ecstasy e cocaína para outros traficantes de drogas, principalmente situados na Paraíba.
Ainda foi constatado pela Polícia Federal a movimentação de R$ 500 milhões no período investigado. Parte deste valor estava sendo lavado através da utilização de empresas com atuação em vários ramos. Uma determinação judicial bloqueou as contas bancárias utilizadas no esquema e o patrimônio identificado.
Os investigados irão responder pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. As referidas penas, somadas, ultrapassam 20 anos de reclusão.
O nome da operação “Sol Nascente” é uma alusão a principal praça de venda de drogas, localizada na cidade de João Pessoa. A ação também contou com apoio da Polícia Militar.