As Forças de Segurança da Paraíba deflagraram, na manhã de hoje (03), a Operação Asfixia. O objetivo é combater duas facções criminosas envolvidas em uma disputa violenta que resultou em quatro homicídios nos primeiros três meses de 2025 em Santa Luzia.
A ação, conduzida pela Delegacia de Santa Luzia, vinculada à 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Patos, ocorre em conjunto com a Polícia Militar e cumpre 12 ordens judiciais, sendo 11 mandados de busca e apreensão e prisão.
A operação mobilizou 150 policiais civis e militares de diversas unidades, incluindo as Delegacias de Santa Luzia, Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), Roubos e Furtos de Patos (DRF), Teixeira, São Mamede, Delegacia da Mulher (DEAM), 1ª DD de Patos, 3ª Superintendência de Patos e integrantes do 3º Batalhão da Polícia Militar.
Segundo o delegado Rodrigo Monteiro, as facções são investigadas por envolvimento em sete homicídios ocorridos entre setembro de 2024 e março de 2025 em Santa Luzia. O delegado Eduardo Luna explicou que o conflito teve início após alguns membros deixarem uma das facções em agosto de 2024 e passarem a integrar o grupo rival. Os crimes ocorrem, principalmente, nos bairros Vila e Monte.
A Polícia Civil e a Polícia Militar vêm atuando de forma rigorosa para esclarecer crimes, prender envolvidos e desarticular os grupos criminosos responsáveis pela violência no município. Apenas no primeiro trimestre de 2025, 11 mandados de prisão foram cumpridos em casos de homicídios. O crime mais recente, ocorrido em 27 de março, já está sendo investigado e faz parte da Operação Asfixia.
Essa ação é um desdobramento da Operação Colosso, deflagrada em novembro de 2024, que já resultou na prisão de 18 suspeitos, entre executores, mandantes e líderes das facções que atuam na região.
Redação




