A segunda edição da cartilha virtual é mais uma ação da Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, com o objetivo de informar os direitos da mulher diagnosticada com câncer de mama, além de conscientizar sobre a importância da prevenção.
Segundo a coordenadora da Mulher, Talita Lucena a estimativa de novos casos é de 73.610 de acordo com os últimos dados DE 2022 do Inca (Instituto Nacional do Câncer) “O câncer de mama ainda é o que mais afeta as mulheres e a cartilha virtual, é mais uma ferramenta de informação que foi desenvolvida para quem recebeu o diagnóstico da doença, informou Talita.
Entre os pontos informados na cartilha estão os de sacar o FGTS, PIS e Pasep e Previdência Social com assuntos como o auxílio doença, aposentadoria por invalidez, benefício de prestação continuada, isenção de imposto de renda, o direito de receber medicamento gratuito, quitação da casa própria, cirurgia reconstrutiva mamária entre outras informações que detalham o direito das mulheres portadoras de câncer de mama.
A cartilha ainda destaca a importância da prevenção e os risco que contribuem para o aumento do índice da doença, a exemplo de: tabagismo; obesidade e sobrepeso; a falta de atividade física, histórico familiar, entre outros. Os principais alertas da doença também são assuntos da cartilha: nódulo único e endurecido; edema; inchaço, secreção sanguinolenta e outros sintomas. O link de acesso à cartilha também está disponível no instagram “@coordenadoriadamulhercg”.
“São muito importantes todas essas abordagens durante a campanha Outubro Rosa, para que as mulheres não só conheçam os direitos, mas também como prevenir e procurar ajuda logo que surjam os primeiros sintomas, pois as chances de cura são bem maiores”, pontuou a coordenadora da Mulher em Campina.
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença e contribuir para a redução da mortalidade.
A Cartilha aborda treze pontos que tratam dos direitos previdenciários, dos benefícios que devem ser concedidos às portadoras da doença, os riscos e alertas de prevenção. A nova cartilha é mais uma atividade campanha Outubro Rosa da Prefeitura de Campina através da Coordenadoria da Mulher e pode ser acessada pelo link.