No último dia 10 de dezembro de 2024, a jovem Maria Isabel do NUCA Picuí esteve participando em Brasília do importante evento promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral, intitulado “Direitos: Humanas – Voz (da mulher) pela Democracia”, com o qual celebrou o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
O auditório do edifício-sede do TSE, em Brasília, foi o palco de um dia de troca e reflexão sobre o papel e a potência da mulher que, em “conversa de mulher”, abriu espaços de prosa, bordados e literatura de denúncia e de narrativas femininas pela democracia.
O encontro contou também com a participação de magistradas, empresárias, artistas, bordadeiras, pesquisadoras, professoras, economistas, jornalistas, advogadas, médicas, mães, escritoras, lideranças indígenas e acadêmicas. Cada uma delas trouxe contribuições valiosas, reafirmando o papel central das mulheres na construção e preservação da democracia. Para a adolescente do NUCA Picuí, Maria Isabel, “foi um evento enriquecedor e relevante, de forma que junto à Thais e Nicole, finalizamos o evento dizendo o que nós, enquanto crianças, adolescentes e jovens desejamos para o futuro de meninas e mulheres brasileiras”, destacou Isabel.
Vale ressaltar que este evento, mais do que uma celebração, foi um marco de reconhecimento e fortalecimento da luta por direitos humanos, resgatando o espírito da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 1948. Foi um dia memorável que reafirmou o compromisso de garantir que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas.
PMP.