• Sobre
  • Contato
20/06/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Brasil

PGR recebe pedido de punição a Bolsonaro, Queiroga e ex-ministros por ações durante a pandemia

25 de outubro de 2024
em Brasil, Destaque
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
A A
Queiroga acredita que Bolsonaro teria sido reeleito se tivesse tomado a vacina contra a Covid-19

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) protocolou nessa quinta-feira (24) uma representação criminal na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a responsabilização penal do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos ex-ministros da Saúde Marcelo Queiroga e Eduardo Pazuello, além de Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil. As denúncias incluem infração de medida sanitária preventiva, epidemia, charlatanismo e incitação ao crime durante a pandemia de Covid-19.

Segundo o órgão, “há indícios de causalidade entre o discurso negacionista de Bolsonaro e a baixa adesão a medidas sanitárias preventivas entre seus apoiadores, comprovando a capacidade de dano decorrente da influência que discursos do então Presidente”.

O pedido de responsabilização criminal se fundamenta em ações e omissões que teriam agravado a crise de saúde pública durante a pandemia no Brasil. Entre o início da pandemia e 26 de abril de 2023, o país contabilizou 701.494 mortes por Covid-19. Ao final do período pandêmico, o Brasil se tornou o segundo país com o maior número de óbitos pela doença, representando 10% das notificações globais de falecimentos, o que significa que, a cada dez mortes registradas no mundo em decorrência da Covid-19, uma ocorreu no Brasil.

A CNDH critica a gestão do governo federal por decisões que desconsideraram as recomendações científicas, o que, na visão do órgão, favoreceu a disseminação do vírus. Entre as práticas mencionadas estão a promoção de aglomerações, o desincentivo ao uso de máscaras e a defesa da “imunidade de rebanho” por meio do contágio. O texto também aponta que as políticas adotadas não apenas contribuíram para um elevado número de mortes, mas também acarretaram consequências de saúde a longo prazo, como a covid longa.

“O número exorbitante de casos e óbitos por Covid-19 notificados, sem contar aqueles que não o foram, é notoriamente o resultado da política sanitária adotada pelo governo do ex-Presidente da República Jair Messias Bolsonaro que, como descreveremos em detalhes mais adiante, se posicionou na contramão das orientações da comunidade científica, da OMS, e mesmo da mais singela razoabilidade, participando de forma decisiva, por atos e omissões, da propagação do vírus no território nacional, que resultou na morte de centenas de milhares de brasileiros e brasileiras”, diz o documento.

Em 2022, a CPI da Covid protocolou dez petições criminais contra integrantes do governo Jair Bolsonaro, acusando o ex-presidente de nove crimes durante a pandemia. Contudo, todas as acusações foram arquivadas pela Procuradoria-Geral da República.

 

Com informações do R7
CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Deputada solicita estadualização da estrada que liga Areial a São Sebastião de Lagoa de Roça

Próxima Matéria

Horário eleitoral gratuito no rádio e na TV termina nesta sexta-feira (25)

Matérias Relacionadas

Governo da Paraíba convoca mais aprovados nos concursos da PGE-PB e Fundac
Educação

Inscrições para concurso da Secretaria de Cultura da Paraíba acabam no dia 23/06

20 de junho de 2025
Três homens são detidos com drogas em área turística de João Pessoa
Policial

Três homens são detidos com drogas em área turística de João Pessoa

20 de junho de 2025
PM salva mulher que estava sendo agredida e ameaçada de morte pelo marido em João Pessoa
Policial

Polícia deflagra megaoperação e prende 18 suspeitos de diversos crimes na Grande JP

20 de junho de 2025
Próxima Matéria
TSE informa tempo dos candidatos à Presidência no horário eleitoral

Horário eleitoral gratuito no rádio e na TV termina nesta sexta-feira (25)

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio