A Polícia Federal (PF) na Paraíba realizou nesta terça-feira (28) uma operação para cumprir cinco mandados de busca e apreensão, além de três de bloqueio judicial de valores contra um grupo suspeito de financiar os ataques criminosos no Rio Grande do Norte.
Os investigados, cujos nomes não foram divulgados, vão ser indiciados pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Conforme a PF, na apuração foi identificado que o dinheiro bloqueado teria sido remetido a uma facção criminosa do Rio Grande do Norte para o financiamento dos ataques criminosos realizados no estado no início do mês. As buscas e apreensões aconteceram em presídios de Guarabira, na Paraíba, e Natal, no RN.
A operação, nomeada de “Little Box”, que significa caixinha em inglês, foi deflagrada pela Força-Tarefa de combate ao crime organizado do Sistema Único de Segurança Pública (FT-Susp/PB), formado pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), com apoio da FT-Susp do Rio Grande do Norte.
Os ataques violentos no estado vizinho iniciaram em 14 de março e, segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, eram coordenados de dentro de celas de presídios. Na Paraíba, duas pessoas foram apontadas como suspeitos de envolvimento nas ações.