Para o deputado federal reeleito e presidente do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, o partido que elege a maior bancada tem direito de disputar a presidência da Casa Legislativa, como é o caso da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A afirmação do parlamentar foi registrada durante entrevista ao programa 360 Graus desta quarta-feira (07).
Hugo diz que é natural o interesse do Republicanos em querer disputar a presidência da ALPB, pelo fato de ter eleito oito parlamentares no pleito de 2022, consolidando-se com a maior bancada na Casa de Epitácio Pessoa. Segundo ele, o governador João Azevêdo (PSB) sempre teve conhecimento do desejo do partido de apresentar candidaturas para os dois biênios da próxima legislatura. A sigla escolheu Branco Mendes e Adriano Galdino para pleitear o comando do Parlamento paraibano no primeiro e segundo biênio, respectivamente.
“O governador, nas conversas que fez conosco tanto antes da eleição, como durante o segundo turno, também depois da eleição, sempre deixou claro o reconhecimento com o partido. E nós já havíamos deixado claro nosso interesse diante dessa disputa, o que se consolidou, na minha avaliação, com o final do primeiro turno, quando o partido elegeu a maior bancada. Então, ficou ainda mais natural essa aspiração do partido, porque isso é comum nas grandes Casas Legislativas, como aqui na Câmara, no Senado, nas Câmaras de Vereadores das grandes cidades, sempre o partido que elege o maior número de integrantes para o Poder Legislativo acaba tendo o direito de disputar o cargo mais importante”, ponderou Motta.
Hugo ainda destacou que os diálogos sobre as candidaturas ao comando da Assembleia aconteceram com muita maturidade e sem o desejo de atropelar etapas, em respeito a Casa. Após ter ajudado na interlocução em torno da disputa, o deputado federal agora deixa nas mãos de Branco Mendes e Adriano Galdino as conversas sobre o futuro comando da ALPB. Sobre os nomes escolhidos pelo partido, ele diz que os parlamentares estaduais estão bastante preparados para a função, juma vez que Galdino é o atual presidente da Casa.
“Já há uma ampla sinalização de apoio as candidaturas, inclusive, um café da manhã foi realizado com a presença de 26 deputados estaduais, outros dois não puderam participar mas justificaram a ausência, ou seja, mostrando que é um projeto que atende a maioria da Casa, que tem esse amplo apoio. Eu não tenho dúvidas de que tanto Branco quanto Adriano estão preparados para exercer essa função de presidente da Assembleia, ajudando na governabilidade do nosso governador João Azevêdo, que reafirmou seu compromisso, seu apoio a essas candidaturas”, acrescentou.