Será criado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) um aplicativo com a finalidade de tirar as dúvidas da população, além da realização de consultas por meio da telemedicina, sobre as síndromes gripais. Conforme o secretário Geraldo Medeiros, o atendimento será online pois leva em consideração o fato de que a maior parte dos casos de gripe registrados na Paraíba apresentarem sintomas leves.
A rede estadual de saúde está preparada para atender os paraibanos acometidos pelas síndromes gripais, que são diferentes dos casos de pacientes acometidos pela Covid-19. Medeiros alerta que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) já estão com alta incidência de atendimento de pessoas com gripe.
“A maioria dos pessoas evoluem para gripe comum, casos leves. O estado criará um aplicativo para que as pessoas se consultem, por telemedicina, sem haver necessidade de se dirigir a UPAs e emergências dos hospitais para que não haja esse fluxo exagerado nas UPAs e nas emergências dos hospitais”, adiantou, revelando ainda que o aplicativo deve estar disponível ainda nesta semana.
A plataforma de atendimento online também foi utilizada no início da pandemia da Covid-19, momento em que os cidadãos puderam esclarecer suas dúvidas sobre a doença, além de receber informações a respeito dos locais onde poderiam buscar socorro, caso fosse necessário. Os cuidados preventivos para o combate as síndromes gripais são semelhantes ao coronavírus, se fazendo necessário o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.