Fale Conosco

A Paraíba alcançou o primeiro lugar no ranking de oferta dos serviços digitais no Grupo de Transformação Digital dos Estados e Distrito Federal (GTD.GOV) pelo segundo ano consecutivo. O GTD é uma rede nacional que reúne especialistas em transformação digital dos governos estaduais e distrital de todo o Brasil.

O governador João Azevêdo estabeleceu como uma das metas prioritárias a transformação digital no Estado. Oferecer serviço público de qualidade, em menor espaço de tempo para o cidadão, objetivando melhorar a vida daqueles que vivem, trabalham ou interagem com o Estado é a principal diretriz deste desafio.

O secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e coordenador do Comitê Gestor de Governança (CGG), Gilmar Martins, avaliou ser importante a permanência no topo. “Nós do Comitê Gestor de Governança ficamos muito satisfeitos com a manutenção do 1º lugar em Oferta de Serviços Digitais e da 7ª posição no ranking geral. É importante destacar também a valiosa contribuição dos membros que compõem o grupo de trabalho de Transformação Digital”, ressaltou.

Para avaliação desse ranking, o serviço é considerado digital quando o cidadão não precisar, em nenhuma hipótese, comparecer a um balcão de atendimento presencial do Governo Estadual/Distrital e são considerados serviços públicos as atividades desempenhadas pelo estado para a entrega de serviços aos usuários e que atendam aos seguintes requisitos: Individualização, Impacto, Competência, Interação, Suficiência, Finalidade e Padronização (Normatização).

Alguns serviços disponíveis na plataforma do Governo Digital são: Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), com consulta de débitos, emissão de segunda via e histórico de pagamento; Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), com serviços como licenciamento/IPVA e renovação da carteira de habilitação; acesso a serviços oferecidos pelo Sistema Nacional de Empregos na Paraíba (Sine-PB) ou a laudos e exames da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad).