A Áustria adotará, novamente, o regime de lockdown para toda a população, independente de status de vacinação. Segundo o governo, a medida será iniciada na próxima segunda-feira (22), com previsão de duração de dez dias, podendo ser estendido para 20 dias, no máximo. É o primeiro país da Europa Ocidental a adotar a medida desde o fim do verão no continente.
O chanceler Alexander Schallenberg declarou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (19) que “dói ter que tomar esse tipo de medida”.
Outra medida a ser acatada pelo governo austríaco tornará a imunização contra a Covid-19 obrigatória no país. A população terá até o dia 1º de fevereiro de 2022 para se vacinar. Atualmente, 67% do país está completamente imunizado contra o vírus, uma das taxas mais baixas da região.
“Alemanha enfrenta emergência nacional”
A Alemanha é outro país que também está em alerta. Conforme o ministro de saúde alemão, o país enfrenta uma “emergência nacional”, com o recente aumento de casos de Covid-19. “A situação hoje é mais séria do que há uma semana”, declarou Jens Spahn em entrevista coletiva nesta sexta.
Perguntado sobre a possibilidade de lockdown, até mesmo para os vacinados contra a Covid-19, Spahn disse que nenhuma alternativa pode ser descartada no momento.
O país registrou mais de 65 mil casos nesta quinta-feira (18), um aumento de 22% em relação ao dia anterior. A primeira-ministra, Angela Merkel, descreveu a situação como “dramática”.
CNN Brasil