O Programa Opera Paraíba fechou o mês de março com a realização de 1.572 procedimentos em mulheres. Deste total, 532 foram cirurgias ginecológicas que aconteceram na rede especializada do Estado. No início de março, o Programa ampliou o número de procedimentos oferecidos às paraibanas e passou a contemplar cirurgias de ovário, laqueadura, histerectomia, períneo e endometriose, diminuindo o tempo de espera para a realização dos procedimentos.
De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, as mulheres representam cerca de 60% do público do programa Opera Paraíba. O secretário de Saúde, Jhony Bezerra, conta que incluir as cirurgias ginecológicas no programa foi uma forma de amparar ainda mais essa população com saúde de qualidade. “O número expressivo de mulheres que aguardavam uma cirurgia especializada mostrou a necessidade de ampliar o Opera Paraíba e incluir no rol de procedimentos as cirurgias ginecológicas. Mais uma vez, o compromisso do Governo do Estado com a Paraíba é evidenciado através de ações planejadas para o bem-estar da população”.
As cirurgias do Opera Paraíba tem beneficiado mulheres dos 223 municípios paraibanos, por meio de unidades de saúde da rede estadual localizadas do Litoral ao Alto Sertão. Uma dessas unidades é a Maternidade Frei Damião, na capital paraibana, que realizou 67 procedimentos no mês de março. De acordo com a diretora da unidade, Marcela Tarcia, o programa é um importante veículo para levar saúde às mulheres paraibanas de forma rápida.
“O fluxo tradicional de cirurgias eletivas estava se mostrando insuficiente para contemplar a população que estava na fila de espera. O Opera Paraíba ampliou e acelerou o acesso à saúde para toda a população da Paraíba. É muito satisfatório receber as equipes do programa e poder participar deste momento histórico que é a mudança da realidade de saúde dos paraibanos, sobretudo das mulheres”, enfatiza.
O Programa Opera Paraíba foi lançado em 2019 e, de lá para cá, já realizou mais de 38 mil cirurgias eletivas. As especialidades assistidas vão desde cirurgias gerais, até cirurgias ginecológicas, passando por procedimentos urológicos, oftalmológicos, ortopédicos, vasculares e de cabeça e pescoço, entre outros.