O navio de carga “Concórdia”, que se dirigia a Fernando de Noronha, naufragou na noite de domingo (15) nas proximidades da praia de Ponta de Pedras, em Goiana, no Litoral Norte de Pernambuco. De acordo com a Capitania dos Portos de Pernambuco, a embarcação transportava nove tripulantes no momento do incidente e cinco deles estão desaparecidos.
Quatro tripulantes foram resgatados com vida pelo navio rebocador de alto-mar “Cormoran”. As operações de busca e resgate seguem nesta segunda-feira (16), contando com o apoio do navio-patrulha “Macau”, da Marinha do Brasil.
O naufrágio aconteceu a cerca de 8,5 milhas náuticas (aproximadamente 15 quilômetros) de Ponta de Pedras. A Marinha mobilizou o Salvamar Nordeste para coordenar as operações de busca e salvamento na região. Um aviso aos navegantes também foi emitido, e a comunidade marítima foi alertada para colaborar com as operações de busca.
O trajeto entre Recife e Fernando de Noronha é de aproximadamente 300 milhas náuticas, ou cerca de 545 quilômetros, e normalmente leva cerca de 48 horas de barco.