Aconteceu nesta quarta-feira, 31 de janeiro, na Praça Edvaldo Mota, a 4ª edição do projeto “Na Praça com Segurança”. O evento foi realizado pelo 3º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba em parceria com a Prefeitura de Patos e a LOTEP, e contou com o apoio das ONG’s Operação Resgate e Abenal e dos Clubes de Rotary da cidade.
O projeto, nesta edição teve como tema a erradicação do trabalho infantil com a finalidade de trabalhar a prevenção, através do engajamento intersetorial, além de fortalecer os vínculos entre o Poder Público, órgãos de segurança e a comunidade.
O Comandante do 3ºBPM, tenente coronel Esaú, falou da importância do projeto que promove um engajamento intersetorial entre os órgãos e oferece à população em vulnerabilidade, um sentimento de protagonismo.
“Trazer o projeto ‘Na Praça com Segurança’, para a praça faz com que a gente possa efetivamente, mostrar às pessoas da nossa cidade que estamos sim, preocupados com elas. Então, trazer para as pessoas das comunidades mais carentes, esta 4ª edição do projeto, e fazer com que elas venham ao centro da cidade, é projetar que elas tenham um papel de protagonismo social e isso se faz através de uma rede”, comentou.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, esteve presente no evento e destacou a importância da parceria com o 3º BPM e demais órgãos para a realização do projeto que leva cidadania, lazer e saúde para as comunidades.
Joana Darc, diretora de projeto da ONG Abenal, enfatizou a realização do projeto que teve como tema principal o combate ao trabalho infantil e mostrou à comunidade em geral por meio de apresentações artísticas e esportivas que pode proporcionar ao adolescente ou criança em situação de trabalho infantil, a esperança de um futuro melhor.
O evento contou com vários serviços para a comunidade como: corte de cabelo masculino; aferição de pressão; vacinas; brincadeiras; algodão doce; pipoca; tocata com a banda de música da Polícia Militar; tirolesa do 4º Batalhão de Corpo de Bombeiros Militar; distribuição de brinquedos e contou com o apoio da STTRANS e Guarda Civil.