A Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi homenageada, nessa sexta-feira (10), com a Medalha Gilson Carvalho, como reconhecimento por parte dos municípios paraibanos à gestão estadual. A entrega da honraria – feita anualmente para homenagear personalidades e instituições que foram destaque na história viva do SUS na Paraíba – ocorreu durante a 6ª edição do Seminário Gilson Carvalho, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB).
A Medalha Gilson Carvalho foi entregue ao secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, representando o esforço coletivo da gestão estadual neste tempo de pandemia.
O tema do seminário para este ano foi “Desafios e perspectivas na saúde dos municípios na Paraíba: cobertura vacinal e financiamento”. Os temas promovem a qualificação da gestão do SUS na Paraíba e incentivam as discussões técnicas sobre os avanços e desafios das políticas de saúde, com a integração do Estado e municípios. Para 2022, o objetivo é melhorar a comunicação de cirurgias eletivas e o módulo de regulação referente à covid-19.
Na ocasião, foi destacado o desempenho da Paraíba na gestão de saúde durante toda a pandemia, que serviu de exemplo para outros estados. Em sua fala, o secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, reafirmou o compromisso do SUS e lembrou que saúde pública precisa ser feita de forma integrada.
“Para nós, receber essa medalha é um sinal muito significativo do trabalho realizado em conjunto entre o SUS nos municípios e no Estado. Somente assim conseguimos continuar melhorando para cuidar da primeira prioridade que é defender a vida”, declarou. Ele finalizou exaltando as boas práticas de gestão adotadas durante este ano. “Nossas práticas foram consolidadas e têm servido de base para todo o sistema. O IPEA reconheceu que a Paraíba entregou uma política de saúde justa. Fizemos tão bem ou melhor que estados maiores”, comemorou.