No município de Esperança, interior da Paraíba, os casos de Covid-19 aumentaram significativamente nos últimos dias. Para frear a disseminação da doença, a prefeitura decidiu instaurar toque de recolher na cidade. Até o dia 31 de maio, a população não poderá circular nas ruas das 21h às 5h. Segundo o decreto publicado em 3 de maio, também foi determinado o recolhimento nos fins de semana durante esse período (nos dias 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30).
Ainda de acordo com o texto publicado, o cidadão que for flagrado sem máscara está sujeito a pagar multa de R$ 100. Apresentações artísticas e festas estão proibidas, com penalidade de R$ 500 para os organizadores dos eventos.
Também não será permitida a venda de bebidas alcoólicas durante o período de vigência do decreto. Já os bares e restaurantes poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com delivery até às 22h.
As atividades religiosas com a presença de fiéis estão suspensas, bem como quaisquer tipo de aulas, que devem acontecer exclusivamente de forma remota.
Hospitalizações – Localizado na macrorregião de saúde que tem Campina Grande como polo, Esperança é o município com mais pacientes internados com covid-19, no Hospital das Clínicas.
De acordo com o diretor do hospital, Jhony Bezerra, a maior parte dos pacientes internados no hospital, cuja UTI já atingiu 100% de ocupação, é oriunda de Esperança, totalizando 12 pacientes internados.