O Ministério Público da Paraíba firmou um termo de ajustamento de conduta com a Associação de Quadrilhas Juninas do Município de Patos disciplinando a realização dos eventos que ocorrerão este ano. O objetivo é garantir a segurança da coletividade. As festividades com quadrilhas juninas de Patos começarão neste mês de maio com previsão de término em agosto. As apresentações não poderão acontecer na semana de festividades do São João (19 a 23 de junho), que ocorrerá no Terreiro de Forró.
O TAC foi celebrado em audiência realizada nessa segunda-feira (22/04), no auditório da Promotoria de Justiça de Patos. A audiência foi conduzida pelos promotores de Justiça de Patos, Eduardo Luiz Cavalcanti Campos e Ernani Neves Rezende, e contou com a presença de quadrilheiros, representantes das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Patos (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Superintendência de Trânsito e Transporte).
Conforme o TAC, as quadrilhas deverão encerrar suas atividades até 1h30, com dispersão até 2h, não podendo ultrapassar esse horário. Além disso, as quadrilhas deverão seguir todas as orientações dos órgãos se segurança pública para garantir a incolumidade da população durante os eventos.
A Associação de Quadrilhas se comprometeu a elaborar um cronograma prévio das apresentações, enviando-o aos órgãos de segurança com antecedência para o devido planejamento. Nesse cronograma, deverão estar previstos preferencialmente até dois eventos simultâneos, exceto os de grande porte que deverão ser apenas um por dia, em razão da grande quantidade de efetivo necessária.
Ainda ficou estabelecido no TAC que as estruturas dos eventos deverão estar prontas até às 15h do dia do evento para uma última inspeção pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, a Secretaria de Cultura vai intermediar as conversas entre a associação e a Energisa para tratar das questões referentes ao fornecimento e ligações de energia elétrica durante os eventos.