A fabricante de vacinas Moderna afirma que a nova variante do Omicron representa um “risco potencial significativo” para a eficácia de sua vacina Covid-19, bem como para a imunidade alcançada naturalmente.
“A variante Omicron recentemente descrita inclui mutações vistas na variante Delta. Acredita-se que ela aumenta a transmissibilidade e mutações vistas nas variantes Beta e Delta e que promovem o escape imunológico”, disse a Moderna na sexta-feira em um comunicado à imprensa. “A combinação de mutações representa um risco potencial significativo para acelerar a diminuição da imunidade natural e induzida pela vacina”, disse a empresa.
Ela declarou ainda que está trabalhando rapidamente para testar a capacidade de sua vacina de neutralizar a nova variante e os dados são esperados nas próximas semanas.
Se a vacina atual e a atual dose de reforço da vacina são insuficientes contra a variante, uma solução possível é dar uma dose maior às pessoas, que a Moderna disse que está testando.
A empresa também está avaliando dois candidatos de reforço multivalentes para ver se eles fornecem proteção superior contra Omicron. Ambos incluem algumas das mutações virais presentes na nova variante.
“Temos três linhas de defesa que avançamos paralelamente”, disse o CEO da Moderna, Stephane Bancel, no comunicado. “As mutações na variante Omicron são preocupantes e, por vários dias, estamos nos movendo o mais rápido possível para executar nossa estratégia para lidar com essa variante”, afirmou.