A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, retorna ao Brasil no fim desta semana, depois de ter ficado os últimos dias em Portugal participando de um fórum jurídico em Lisboa, para finalizar a passagem dela à frente da pasta.
A demissão da ministra, que foi acertada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) há pelo menos duas semanas, tem demorado a ser oficializada, mas o chefe do Executivo deve bater o martelo no início de julho.
Mesmo depois de decidir que Daniela sairia do governo, Lula deu um tempo de “sobrevida” à ministra devido à boa relação pessoal que tem com ela. As recentes viagens do presidente à Itália e à França, bem como a ida de Daniela a Portugal, postergaram a confirmação da demissão. A ideia de Lula foi permitir que a ministra tivesse uma espécie de saída honrosa da gestão dele.
Durante a participação no fórum organizado em Lisboa, Daniela comentou a situação dela no Ministério do Turismo e adotou um tom de despedida. Ela prometeu apoiar Lula mesmo fora do governo e disse que vai ser uma fiel escudeira do presidente assim que voltar à Câmara dos Deputados. “A hora que o presidente chamar para conversar, eu estou aqui à disposição, estou aqui para servir o Brasil, servir o presidente Lula, através da indicação dele”, afirmou ela.
R7.