Uma matéria do jornal O Globo publicada nesta sexta-feira (11) destacou o “climão” entre os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), João Azevêdo (PSB-PB) e demais governadores do Nordeste durante a cerimônia de lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) acontecida no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
O evento foi a primeira vez em que os chefes dos Executivos ficaram frente a frente depois da fala polêmica de Zema contra a região nordestina.
Como presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo ganhou destaque no jornal O Globo, que estampou uma foto do governador paraibano dividindo tela com o mineiro.
A “saia-justa” ocorreu depois que Romeu Zema, em entrevista ao Estadão, atacou as regiões Norte e Nordeste e taxou as regiões de “vaquinhas que produzem pouco”.
Após a declaração de Zema, o Consórcio Nordeste divulgou nota, assinada pelo governador paraibano, repudiando a afirmação do gestor mineiro, que gerou conflito entre os chefes do executivo da região.
No texto, o consórcio descreveu a afirmação de Zema como um “movimento de tensionamento” e destacou que os estados do Norte e do Nordeste têm sido penalizados nas políticas de desenvolvimento ao longo das décadas. O grupo reiterou seu compromisso com a união e reconstrução do Brasil.