Fale Conosco

Novas manchas de óleo voltaram a aparecer nessa sexta-feira (31). Banhistas das praias de Areia Dourada, Camboinha, Formosa e Ponta de Campina, em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, identificaram o material nas águas e areias das praias. Alguns chegaram a relatar as manchas grudadas nos pés e nos cabelos após o banho no mar.

De acordo com banhistas, as manchas começaram a aparecer às 14h, no momento em que a maré começou a encher. Equipes da Capitania dos Portos da Paraíba e da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabedelo foram até os locais, mas informaram que só vão se pronunciar após uma análise do material recolhido.

A preocupação dos moradores e turistas é que as manchas identificadas no local sejam semelhantes às encontradas em vários estados brasileiros, incluindo a Paraíba, em 2019. A Marinha emitiu uma nota sobre o caso e seguirá avaliando a origem do material.

Confira a nota abaixo:

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB), informa que tomou conhecimento, na tarde desta sexta-feira (31), do aparecimento de vestígios oleosos em praias do município de Cabedelo, PB.

Equipes da CPPB coletaram amostras do material, que serão enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), no Rio de Janeiro.

A remoção do material foi iniciada nesta sexta-feira (31) por militares da CPPB e por agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabedelo. A ação continuará por todo o final de semana.