Durante entrevista nesta sexta-feira (30) à uma emissora de rádio paraibana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu às críticas feitas pelo bilionário Elon Musk, dono do X, ao sistema judiciário brasileiro. O petista destacou que não é aceitável que alguém com poder financeiro desrespeite as instituições do país, afirmando que o respeito é fundamental para a soberania nacional.
“Todo e qualquer cidadão, de qualquer parte do mundo, que tem investimento no Brasil está subordinado à Constituição Brasileira e às leis brasileiras. Se a Suprema Corte toma uma decisão, ou ele cumpre ou vai ter que tomar uma atitude. Não é porque o cara tem muito dinheiro que pode desrespeitar. Ele não pode ficar ofendendo os presidentes, deputados, o Senado, a Câmara, a Suprema Corte. Ele pensa que é o que? E tem que respeitar a decisão da Suprema Corte Brasileira. Se quiser bem, se não quiser, paciência. Se não for assim esse país nunca será soberano. Não somos um país que tem complexo de vira lata”, declarou Lula.
O prazo estabelecido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que Elon Musk nomeasse um novo representante legal da rede social X (anteriormente Twitter) no Brasil encerrou-se ontem às 20h07. Sem o cumprimento da decisão, o STF pode agora considerar a suspensão da plataforma no país, mas ainda não há uma data definida para essa ação.
Na quarta-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes determinou que Elon Musk indicasse um novo representante legal da rede social X no Brasil em até 24 horas, utilizando o perfil oficial do STF. A ordem veio após Musk fechar a sede da empresa no Brasil e acusar Moraes de ameaças, em um contexto de sucessivos descumprimentos de decisões judiciais, incluindo o bloqueio de perfis de investigados como o senador Marcos do Val (Podemos-ES).