A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) confirmou, no fim da manhã desta sexta-feira (31), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcará para a China no próximo dia 11 de abril. A nova data foi proposta pelo Brasil ao governo chinês, do presidente Xi Jiping, depois que Lula que foi obrigado a cancelar sua viagem no último sábado (25) devido a uma pneumonia.
De acordo com informações do correspondente internacional Jamil Chade, do portal UOL, os chineses sinalizaram de forma positiva à nova agenda, que deve ser realizada entre 11 e 14 de abril. O governo federal ainda aguarda a agenda do presidente da China para confirmar o encontro dele com Lula.
A previsão é que os dois líderes se reúnam no dia 13 ou 14, em Pequim. Era uma meta de ambos, segundo Jamil, remarcar com certa urgência a viagem, sinalizando a dimensão da China e do Brasil pela aproximação estratégica entre os dois países.
Lula também deve visitar a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como o Banco dos Brics, em Xangai. Há uma semana, a instituição está sob o comando da ex-presidenta Dilma Rousseff.
Na China, o presidente deve assumir a pauta econômica e tratar das diversas possibilidades de entrosamento comercial bilateral com a China, a maior parceira comercial do Brasil. Há pelo menos 20 acordos prontos para assinatura entre os dois países.
Redação com Rede Brasil Atual e Jamil Chade, do portal UOL notícias.