Nesta quarta-feira (8 de abril) foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, onde a data tem o objetivo de chamar atenção de governantes e da sociedade para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento, desta que é a segunda doença que mais mata no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ciente que o tratamento oncológico não pode ser interrompido e de que a atenção para a doença ser detectada precocemente é importante, o deputado estadual Lindolfo Pires, destinou emenda parlamentar para entidade Donos do Amanhã, que atende crianças e adolescentes do todo o Estado da Paraíba no tratamento de crianças e adolescentes carentes de tratamento contra o câncer. Para o ano de 2020, estima-se que serão diagnosticados 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenil, conforme informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
“Os pacientes em tratamento ativo contra o câncer estão no grupo de risco para covid-19, o que torna o desafio ainda maior para que possamos garantir as mínimas condições de atendimento à saúde do povo paraibano”, destacou Lindolfo Pires.
Ainda segundo o INCA, o Brasil apresenta 625 mil novos casos ao ano, e os pacientes em tratamento ativo contra o câncer estão no grupo de risco para covid-19 por apresentarem sistema imunológico mais fragilizado.