Fale Conosco

O julgamento em plenário da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado está marcado para a próxima quarta-feira (14). A informação foi confirmada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux. O relator da ação no Supremo é o ministro Luís Roberto Barroso. A sessão de julgamento está marcada para as 14h, de forma virtual (por videoconferência).

A determinação de Barroso ocorre no pior momento da crise sanitária decorrente do vírus no país e semanas após o governo ter trocado o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, pelo médico cardiologista Marcelo Queiroga, para tentar melhorar a gestão do governo em relação à pandemia.

Um pedido de liminar feito pelos senadores Jorge Kajuru (GO) e Alessandro Vieira (RS), ambos do partido Cidadania, foi atendido por Luís Roberto Barroso, na quinta-feira (08). O ministro pediu a adoção das medidas necessárias para a instalação, no Senado, de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19 e motivo de milhares de mortes pelo Brasil.

A decisão deverá passar pelo plenário em caráter imediato. Inicialmente, a análise estava marcada para sexta-feira (16), mas os ministros decidiram antecipar a votação.

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF.