Neste domingo (10) o município de João Pessoa receberá a primeira etapa de uma das provas mais tradicionais de ciclismo da Itália: o Gran Fondo. O evento conta com o apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).
Ao todo, 300 pessoas se inscreveram para participar da competição. A largada está marcada para 6h, no Busto de Tamandaré. Além dos 119 km, haverá também prova da distância de 81 km. De acordo com a Sejer, os ciclistas serão guiados do ponto de partida por um carro, com uma velocidade média de 20 km/h até a ladeira da praia do Cabo Branco, com sentido a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.
Mudanças no trânsito local
O esquema especial de trânsito e transporte será das 6h às 11h. A Superintendência de Trânsito e Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) fará as seguintes orientações:
– Turistas e/ou motoristas de transportes de turismo: busquem rotas alternativas pelos bairros de Mangabeira, Valentina e acessando o Litoral Sul por Monsenhor Magno.
– Moradores de Quadramares/Altiplano/Mangabeira: o acesso no trecho da Avenida Hilton Souto Maior, entre Seixas e o Shopping Mangabeira, será apenas pelo acostamento e em velocidade reduzida.
– Fiéis da Missa da Penha – Será permitida passagem de veículos, apenas pelo acostamento da Avenida Hilton Souto Maior, em velocidade reduzida e liberada travessia para Penha/Seixas de forma controlada, com alternação a circulação dos atletas e com orientação total dos agentes de mobilidade
– As linhas 203 (Mangabeira/Rangel), 207 (Penha/Rangel), 5603 (Mangabeira Shopping) e 9901 (Mangabeira Shopping/Valentina) sofrerão alterações, entre às 6h e 11h. A linha 207, no sentido Centro/bairro seguirá pela Rua dos Escoteiros e acessará a rotatória da Hilton Souto Maior em direção a Penha.
– A linha 5603 não fará a área do Detran e seguirá pela Rua Prefeito Luís Alberto M. Coutinho até acessar a rotatória da Hilton Souto Maior.
– A linha 9901 seguirá pela Rua Walfredo Macêdo Brandão, Rua Paulino Santos Coelho, Santa Bárbara e terminal de bairro.
Saúde
O Plano Operacional do Samu para o evento garantirá a assistência em saúde por meio de 18 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, profissionais do apoio técnico, supervisão e coordenação.
Esses profissionais estarão divididos em 11 veículos, sendo três ambulâncias extras – duas Unidades de Suporte Avançado de Vida (USA) e uma Unidade de Suporte Básico de Vida (USB), três duplas de motolâncias e os veículos de apoio – uma motolância e um carro, além de suporte aéreo através do Helicóptero Acauã, uma parceria com o Grupo Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar da PB com a Equipe Médica do Samu-JP.
“Todo o percurso do evento estará coberto por equipes de saúde estrategicamente posicionadas para garantir o bem-estar dos competidores e uma assistência rápida. Se necessário, os hospitais Ortotrauma de Mangabeira, Hospital de Trauma, Hospital da Unimed e UPA Bancários também estarão preparados para receber pacientes. Mas é sempre importante destacar que nossa organização para o Gran Fondo não diminui a assistência diária da população que precisar do Samu, através do 192, nosso serviço está garantido para todos”, destaca o coordenador administrativo do Samu João Pessoa, Gilmore Lins.