Com um novo governo prestes a tomar posse em 1º de janeiro de 2023, o governador João Azevêdo (PSB) espera uma melhor relação entre a Paraíba e o o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, nos últimos quatro anos, os governantes do Nordeste foram tratados como inimigos da gestão federal devido ao posicionamento político da região, em sua maioria diferente do projeto de Jair Bolsonaro (PL).
“Em função de uma posição política que não só a Paraíba, mas o Nordeste tomou em 2018, durante todo o mandato, os governadores do Nordeste todo foram colocados em uma posição de inimigos do governo federal, o que não é verdade. Posições políticas antagônicas ou diferentes não quer dizer que você seja inimigo de ninguém, mas fomos tratados assim pelo governo federal que dificultou de diversas formas a implantação de políticas públicas que pudessem verdadeiramente ir na direção daquele que era anseio maior de todos os governadores do Nordeste”, destacou João.
Conforme Azevêdo, sob o comando de Lula, a expectativa para o novo governo federal e o restabelecimento das relações políticas com o Nordeste é a melhor possível.
“Nos últimos dois anos poucas vezes eu visitei ministérios em Brasília até porque essas visitas eram absolutamente improdutivas, você não tinha recursos, dependia de orçamento de união de medidas impositivas, do famoso RP9 e os ministérios não tinham autonomia suficiente para aprovar um projeto e garantir os recursos para execução, procurei muito, mas infelizmente não foi possível. É claro que nossa expectativa é a melhor possível para que a gente possa verdadeiramente abrir um diálogo que seja produtivo para o país e com foco na Paraíba”, completou.
As declarações do governador da Paraíba repercutiram na rádio Correio FM.