O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 abre hoje (26) o período de inscrições, que segue até 6 de junho, conforme anunciado pelo Governo Federal. As provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 85, que poderá ser paga até o dia 11 de junho, exclusivamente via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, a depender do banco. O boleto é gerado na Página do Participante, e não haverá prorrogação do prazo para o pagamento.
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá duração de 5 horas e 30 minutos, com início às 13h30 (horário de Brasília). Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O término será às 19h.
No segundo dia, os participantes farão as provas de matemática, química, física e biologia, com duração de 5 horas e término às 18h30.
O Enem é o principal exame de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado por programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Além das instituições brasileiras, universidades de Portugal conveniadas com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) também aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos.
Redação