Na manhã desta segunda-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou algumas áreas atingidas pelas chuvas na Grande Recife. Em seguida, o chefe do Executivo nacional participou de entrevista coletiva para comentar sobre o desastre e na ocasião teceu críticas ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que não compareceu ao evento.
Em seu pronunciamento, o presidente lembrou de outras tragédias ocorridas no Brasil em decorrência das chuvas. “Tivemos problemas semelhantes e Petrópolis, sul da Bahia, mais o norte de Minas, e estive ano passado no Acre também e infelizmente essas catástrofes acontecem. Um país continental tem seus problemas”, afirmou.
De acordo com informações veiculadas pela imprensa pernambucana, pelo menos 84 pessoas morreram no Grande Recife em razão das chuvas e quase 4 mil cidadãos estão desabrigados. Já o número de desaparecidos é incerto. O Governo de Pernambuco e nove municípios decretaram situação de emergência.
Na coletiva de imprensa, Bolsonaro fez ainda um discurso político, atacando alguns governadores e defendendo seu governo, falando de temas como o preço do diesel e o reajuste do funcionalismo.
A comitiva presidencial que se dirigiu ao Recife foi formada pelos ministros Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional), Carlos Brito (Turismo), Ronaldo Bento (Cidadania) e Marcelo Queiroga (Saúde) e Anderson Torres (Justiça).