Estreitar o relacionamento interinstitucional e definir a ampliação de mais serviços para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses foram alguns assuntos tratados nesta segunda-feira, 6, entre a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa e o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A expectativa é que, em breve, a Prefeitura de João Pessoa, por meio do hospital-escola da UFPB, passe a ofertar mais serviços de alta complexidade para a população. Dentre eles, angioplastia, tratamento de coronariopatia e de infarto agudo do miocárdio; densitometria óssea; cirurgia de endometriose; exames radiológicos de alta complexidade, como ressonância magnética e angiotomografia; ecoendoscopia; e serviço de hemodinâmica.
Além do superintendente do HULW, Marcelo Tissiani, e do secretário de Saúde da PMJP, Luiz Ferreira Filho, participaram da reunião: a secretária-executiva de Saúde, Janine Lucena; o gerente de Atenção à Saúde do Lauro Wanderley, José Eymard de Medeiros; e o chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Emanuel Rodrigues da Fonseca.
Conforme José Eymard, o objetivo da reunião foi buscar celeridade nos processos de relacionamento entre o Hospital Universitário e a Prefeitura de João Pessoa, a exemplo da contratualização de serviços pelo SUS. “O HU é um prestador de serviços da rede SUS e quem gerencia é a prefeitura. É a Secretaria de Saúde quem sente as demandas da população. Então essa proximidade entre gestão HU e gestão municipal facilita não só os trâmites burocráticos, mas também a identificação e a definição de atendimento às necessidades na forma de ambulatório, de procedimentos, de exames”, afirmou.
Para o secretário municipal de Saúde, a relação atual já é de muita parceria, e o encontro desta segunda-feira visa a fortalecer a cooperação entre os órgãos. “O HU é um hospital com ampla capacidade, que pode ofertar muitos serviços para a prefeitura, para a população paraibana e estava sendo subutilizado”, comentou. “Então, o grande objetivo dessa reunião é promover uma utilização real, maior, aproveitar toda a potencialidade que este hospital tem e ofertar um serviço de excelência que é o que o HU oferta à população”, ressaltou Luiz Ferreira Filho.
A expectativa, conforme o gestor municipal, é que a nova contratualização de serviços entre HULW e PMJP seja assinada na próxima semana, com vários adendos e novidades em relação à contratualização passada, visando à oferta de uma melhor assistência à população da capital paraibana e do Estado. O atual contrato data de 2018.