Os deputados do PSD oficializaram, nesta quarta-feira (13), o apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos) à Presidência da Câmara, deixando de lado a candidatura de Antônio Brito (PSD-BA). Com o apoio do PSD, Motta amplia sua base e passa ser apoiado por 16 partidos.
“A bancada decidiu, por proposta minha, retirar a candidatura nossa a presidente da Câmara para que possamos dar sequência ao processo que corre, com as demais lideranças da Casa e apoiar Hugo Motta”, declarou Brito, que é líder da bancada.
O PSD conta com 44 deputados na Câmara dos Deputados. De acordo com Brito, o grupo segue “unido”. Nesta manhã, parlamentares da sigla se reuniram com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.
Sobre a negociação de cargos para garantir o apoio a Hugo, o líder afirmou que o PSD pediu que fosse respeitado o critério de proporcionalidade, que prioriza as maiores bancadas. Pelo acordo estabelecido, a sigla deverá assumir, no próximo ano, a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e uma das secretarias da Mesa Diretora, especificamente a 3ª ou a 4ª.
“Tudo mantido. A bancada contemplada. O direito da bancada. Nós não pedimos nada a mais do que a bancada teria na Casa pela proporcionalidade”, pontuou Brito