O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), líder do partido na Câmara, para um jantar com o presidente da China, Xi Jinping, nessa quarta-feira (20), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A visita de Xi ao Brasil faz parte de sua agenda no G20, que ocorreu no Rio de Janeiro no início da semana, e também incluiu compromissos bilaterais, como a assinatura de acordos entre os dois países.
Durante o jantar, Motta enfatizou a importância da relação entre Brasil e China para o desenvolvimento econômico do país. “A China é o nosso principal parceiro comercial, e sem dúvida alguma, essa relação precisa se fortalecer cada vez mais, pois ela ajuda bastante na geração de emprego e de renda no nosso país”, declarou o parlamentar.
Motta, apontado como o candidato favorito para suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados em 2025, aproveitou a oportunidade para destacar a importância da visita de Xi Jinping e dos acordos comerciais entre Brasil e China. A cerimônia no Palácio do Alvorada, que antecedeu o jantar, contou com honras militares e a presença de autoridades brasileiras, como os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento), e da ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos BRICS.
A participação de Hugo Motta no jantar reflete o aumento de seu protagonismo político e sua aproximação com o cenário internacional, especialmente em um momento importante para o Brasil nas negociações globais. O encontro também foi destacado pela mídia nacional.
Veja:
Ver essa foto no Instagram