Fale Conosco

O programa 360 graus entrevistou, nesta quarta-feira (02), o deputado federal Hugo Motta. Ele falou sobre a conquista do voo comercial para o Sertão, que terá como destino a cidade de Patos. O parlamentar, além de ser entusiasta da demanda que beneficiará toda a região, também foi um dos responsáveis pela viabilização da parceria com a Azul, empresa área responsável pela operação do voo.

Desde seu primeiro mandato na Câmara Federal, Hugo Motta priorizou pautas relacionadas ao Aeroporto de Patos, trabalhando para atrair voos regionais regulares, buscando investimentos junto ao governo federal e da Paraíba, visando aproximar a população sertaneja das principais cidades do país e do mundo. O deputado revela que esteve reunido com a Secretaria de Aviação Civil com o intuito de agilizar as obras no aeroporto.

“Os investimentos que serão feitos no Aeroporto de Patos, de quase R$ 36 milhões, são recursos do governo federal e também do tesouro estadual. O governador João Azevêdo foi sensível a essa pauta e o Governo do Estado irá investir recursos da receita estadual nessa obra. Nós teremos a oportunidade de fazer com que toda a pista seja refeita e seja construído um terminal de passageiros”, declarou, enfatizando que a obra já foi licitada e o consórcio que deve executá-la está contratado.

O parlamentar relatou que estava articulando com a Azul desde 2017, mostrando o potencial da cidade e da região aos representantes da empresa, para que o interesse em expandir sua malha aérea para o Sertão da Paraíba fosse despertado.

“Essas tratativas se deram durante esses anos, nós sempre procuramos mostrar que a Paraíba tem potencial, tem demanda para viabilizar economicamente esse voo, e agora a empresa decidiu e o Governo do Estado mais uma vez, atendendo a essa nossa articulação, deu a isenção do ICMS do querosene da aviação para viabilizar a operação”, comentou.

O primeiro voo será realizado no dia 8 de agosto e ligará, diariamente, Patos até Recife (PE). Da Capital pernambucana, os passageiros poderão buscar conexões com as demais cidades brasileiras e também do mundo. As passagens estarão disponíveis para compra a partir do dia 8 de junho pelo site voeazul.com.br. “Foi um dia histórico”, comemora Hugo Motta, se referindo à terça-feira (1°), quando o voo do Sertão foi anunciado ao público.

Em relação a infraestrutura do aeroporto, o parlamentar revelou que o equipamento será readequado, mas o tamanho da pista de pouso será mantido. O projeto arquitetônico e de engenharia do terminal de passageiros está em andamento, para que sejam prestados serviços de qualidade a todos que desembarcarem no local, com segurança e em cumprimento às normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Hugo Motta acredita que a demanda de passageiros será maior do que a prevista e, em breve, novas intervenções poderão ser feitas para aumentar a estrutura do aeroporto. “Não tenho dúvidas que preparar o aeroporto para receber aeronaves maiores é garantir o futuro dessa operação, para que a nossa população possa aderir de forma muito forte ao acesso às passagens aéreas, que não mais precisarão rodar 300, 400 km para chegar a um aeroporto para poder viajar”, comentou.

“Estamos preparando, e queremos, nos próximos dias, ao lado do governador João Azevêdo e do prefeito Nabor, darmos a ordem de serviço da obra do Aeroporto de Patos”, concluiu.