Após a notícia de que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) estaria investigando um caso de hepatite misteriosa na Paraíba, acometendo uma criança de sete anos internada no Hospital Universitário de João Pessoa, a unidade hospitalar divulgou nota sobre o ocorrido. De acordo com o texto, exames realizados não confirmaram a doença até o momento.
Segundo o HU da Capital, a criança está internada na Unidade da Criança e do Adolescente com sintomas compatíveis com hepatite. Testes realizados no local apresentaram resultado negativo para todos os agentes causadores das hepatites virais A, B, C, D e E, por isso, o caso foi notificado à secretaria, conforme protocolos vigentes.
“Por se tratar de uma doença ainda de causa desconhecida, os casos de hepatite aguda de causa a esclarecer exigem notificação imediata, procedimento adotado pela instituição”, afirmou a instituição, que ainda destacou que não serão fornecidas informações detalhadas sobre a criança, exceto que permanece em condição clínica estável e com melhora progressiva dos exames laboratoriais, em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
A hepatite de origem desconhecida está atingindo crianças em, ao menos, 20 países. A doença se manifesta de forma muito severa e não tem relação direta com os vírus conhecidos da enfermidade. Em cerca de 10% dos casos foi necessário realizar o transplante de fígado. Em todo o Brasil, há 47 casos suspeitos, sem nenhuma confirmação da doença até o momento.