A ampliação e reforma do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) será anunciada pelo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no próximo mês, em visita à Paraíba. O HUJB faz parte da Universidade Federal de Campina Grande e é coordenado pela Ebserh.
A unidade, que é referência em atendimento do Sertão do Estado, será transformada no mais novo Hospital Universitário do Sertão. A informação foi confirmada nessa sexta-feira (2) pelo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o professor Antônio Fernandes.
Ele explicou que, juntamente com a bancada paraibana em Brasília, conseguiu convencer a Ebserh da necessidade, em caráter de urgência, da ampliação dos serviços e de instalações do HUJB para dar maior e melhor assistência para o Sertão e otimizar o apoio acadêmico para a formação de novos profissionais de saúde.
Estima-se que o orçamento para a reforma e ampliação do HUJB será na ordem de R$ 100 milhões, com incremento de emendas parlamentares. Com este valor, será possível ampliar de 32 para 100 leitos, dobrar o número de vagas para medicina e ampliar os cursos de saúde, além de outras medidas para melhorias acadêmicas e assistenciais.