Domingo é dia de AnimaCentro, com eventos de lazer gratuitos para todas as idades na área central de João Pessoa. As atividades são promovidas pela prefeitura; veja abaixo a programação para este dia 2 de junho.
Praça da Independência
A Praça da Independência, localizada no bairro de Tambiá, em João Pessoa, contará com uma programação especial para fazer a criançada e toda a família brincar e dançar com a chegada do período junino. Neste domingo (2), a partir das 16h, o local recebe o palhaço Tel Pastel com o espetáculo ‘Brincadeiras Juninas’, dentro da programação do AnimaCentro. A entrada é gratuita e aberta para todos os públicos.
Comandado pelo casal matuto Toin (palhaço Tel Pastel) e Nainha (palhaça Lele), o ‘Brincadeiras Juninas’ contará a quadrilha improvisada e o casamento da filha de Toin. Além do forró e espaço para a dança, a programação contará com diversas brincadeiras, a exemplo da corrida de limão, corrida de saco, correio animado e dança do saci, entre outras.
A trajetória do palhaço Tel Pastel com as artes circenses iniciou em 1990, com um convite de uma colega de trabalho para animar a festa do seu sobrinho. Logo após a sua primeira apresentação, o artista tomou a iniciativa de continuar trabalhando com arte de circo e hoje vem atuando no cenário cultural paraibano.
Parque da Lagoa
O palhaço Espoleta traz diversas brincadeiras e alegria com o ‘O Circo do Cara Clown’, às 16h, na Praça Pedro do Reino do Parque da Lagoa.
O ‘Circo do Cara de Clown’ é um espetáculo destinado a todas as idades, pois o palhaço não vê diferença em seu público, que por mais idade que tenha sempre volta a ser criança quando se depara com números de circo. Na apresentação, o palhaço Espoleta, interpretado pelo artista circense Kleber Marone, vai trazer números de equilíbrio, corda bamba, malabarismo, magias, entre outros.
No espetáculo, o ator Kleber Marone reúne maioria das técnicas circenses que aprendeu, das quais foram resultados de seus quatro anos de formação no circo Escola Pirilampo e depois de ter trabalhado em diversas companhias circenses de grande porte, a exemplo da Miami Parck Circo, Circo África e Circo Bolshoi da Rússia.
A direção do espetáculo é de Kleber Marone, assistência de direção de Simone Alves e Edhy Santos faz a sonoplastia. Já no elenco estão os atores Kleber Marone, Edhy santos e Abraão Amaro. A apresentação tem duração de 70 minutos.
Casa da Pólvora
O Anfiteatro do Centro Cultural Casa da Pólvora será reaberto neste domingo com a apresentação dos espetáculos “Gipsy Fire” e “A peleja do Fute”, a partir das 16h. A programação começa às 15h, na calçada da Casa da Pólvora, com a feira criativa Brechó Cult, que terá a participação de vários artesãos e empreendedores. Os participantes vão expor e comercializar suas criações, como bijuterias, incensos e velas, arte indígena, peças de decoração, cadernos artesanais, livros, bolos e geleias.
Em seguida, o anfiteatro passa a funcionar efetivamente com o Grupo de Danças Étnicas apresentando o espetáculo “Gipsy Fire”, com as bailarinas Alecsandra Matias – diretora do espetáculo – Aisha Sammai, Alzenira Travassos, Abayomi Rafael, Kely Correia, Rose Pereira e Jessica Souza.
Depois será apresentado “A Peleja do Fute”, do grupo Bigorna. Adaptação do conto ‘A Igreja do Diabo’, de Machado de Assis, o espetáculo no formato de cordel se desenvolve a partir da ideia do Fute de criar sua própria igreja. Para isso decide ir ao céu falar com Deus sobre seu desejo. Deus o escuta e o libera para fazer o que desejar. Depois desse encontro, o Fute desce à terra e inicia sua peregrinação.
Neste domingo começa também a programação junina no Centro Cultural Casa da Pólvora. E a primeira atração é o cantor Geovane Jr, que se apresenta a partir das 16h30, na programação do São do Jeito da Gente, que este ano homenageia o Centenário de Jackson do Pandeiro.