Os cemitérios públicos de João Pessoa estão há três dias sem registrarem enterros de vítimas da Covid-19. Conforme Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), do início do mês de julho até esta terça-feira (27), 28 sepultamentos em razão da doença foram realizados, uma média de 1,07 por dia.
A previsão é que o mês encerre com 30 sepultamentos. Em março, período mais crítico da pandemia na Capital, 311 sepultamentos foram registrados. Na época, o sistema funerário chegou a indicar sinais de colapso. A nova estimativa apresenta uma redução de 90% dos números. Em toda a cidade, seis cemitérios estão em funcionamento, são eles: São José, Cristo Redentor, Senhor da Boa Sentença, Santa Catarina e Penha.
Com relação aos demais sepultamentos em decorrência de outras doenças e causas, mais 189 foram registrados em julho. No pico da pandemia, os cemitérios chegaram a receber 20 enterros diários. O Plano de Contingência elaborado pela gestão municipal, que fez reformas e ampliou os jazigos rotativos evitou o colapso na cidade.