A assessoria do governador João Azevêdo (PSB) entrou em contato com o Portal WSCOM, na manhã desta segunda-feira (28), para afirmar que o Portal do Governo da Paraíba (www.paraiba.pb.gov.br) foi retirado do ar pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), na noite deste domingo (27), para realizar a troca da página pelo Portal da Cidadania (www.portaldacidadania.pb.gov.br). No entanto, não foi confirmada a invasão de hacker no site oficial do governo.
Diferente da página anterior, que tinha a predominância de notícias governamentais, o novo Portal da Cidadania é focado em oferecer mais serviços ao cidadão, e faz parte da proposta inicial do governador João Azevêdo, de lançar o “E-Gov”, um modelo de governo eletrônico, com serviços realizados diretamente pela internet.
Entenda
Os internautas que acessaram o Portal do Governo na noite deste domingo (28), se deparam com a página com fundo negro, uma caveira de pirata e a seguinte mensagem: “Estado da Paraíba Hackeado! ooh NOOOOOOOO !! Alimentam-se da corrupção, como o verme se alimenta do cadáver. Como a larva que, se deixarmos, vira borboleta. E espalham sua filosofia vã pelo país! Pelo mundo! São esses os nossos inimigos”.
Após alguns minutos da invasão, técnicos da Codata retiraram o Portal do Governo da Paraíba do ar.
No Twitter, o hacker se vangloriava de também ter invadido outros sites institucionais, a exemplo das páginas eletrônicas do Ministério de Desenvolvimento Agrário, da Prefeitura de Blumenau e da Universidade Federal do Mato Grosso. Após a publicação sobre o site do Governo da Paraíba, ele apagou o perfil.