O governo federal anunciou, na última sexta-feira (28), que a cidade de João Pessoa deve receber uma Casa da Mulher Brasileira em breve. A iniciativa concentra diversos serviços para mulheres em situação de violência, com atendimento de saúde e judicial.
Conforme o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério das Mulheres, uma instituição do tipo será construída em todas as capitais do país. Serão construídas 40 Casas da Mulher Brasileira nas capitais e também em outros municípios. A lista completa de cidades será divulgada em evento interministerial no dia 30 de maio.
“A Casa busca, assim, garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. É um passo definitivo do Estado para o reconhecimento do direito de as mulheres viverem sem violência”, ressaltou o Ministério das Mulheres.
Sete unidades da Casa da Mulher Brasileira já estão em funcionamento no Brasil, nas cidades de Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, São Paulo, Boa Vista, Brasília e São Luís.