• Sobre
  • Contato
15/05/2026
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias

Governo do ES atribui greve de PMs a ‘lideranças políticas’

8 de fevereiro de 2017
em Notícias
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A

O governador em exercício do Espírito Santo, César Colnago (PSDB), disse que a greve dos policiais militares que resultou no caos na segurança pública no estado tem sido estimulada por lideranças políticas e deputados. Em cinco dias de crise, foram registrados 87 assassinatos, média de 17,4 por dia, bem superior à do ano passado, que foi de 3,2.

“Esse movimento tem sido estimulado por lideranças políticas também. A forma de protestar está errada e fere a Constituição. O efetivo da PM é de 10.000 homens. No momento, tem 1.200 homens das Forças Armadas e Força Nacional patrulhando as ruas. Esse movimento está envergonhando os militares”, afirmou Colnago.

O secretário de Segurança do Estado, André Garcia, também atribuiu a greve a “atores políticos” e afirmou que na terça-feira cerca de 500 policiais voltaram ao trabalho, mas abandonaram o patrulhamento após intervenção de políticos. “A conversa voltou à estaca zero porque durante o processo houve a interferência de atores políticos. Esse processo foi sabotado por deputados”, afirmou Garcia.

Segundo o governador licenciado Paulo Hartung (PMDB), que se recupera de uma cirurgia para retirada de um tumor, as mulheres dos PMs, que estão bloqueando a saída dos batalhões, foram recebidas na última sexta, sábado e segunda pelo governo, mas não há como conceder aumento e atender às reivindicações. “Não temos como aumentar o salário de ninguém, não podemos tratar de apenas uma categoria. Estamos sendo francos. Vivemos uma crise de 13 milhões de desempregados, não precisamos passar por mais essa. Está aberto o dialogo desde que desobstruam a passagem (das viaturas nos batalhões”, afirmou o governador.

De acordo com o governador, o aumento solicitado pelos PMs custaria meio bilhão de reais ao Estado. “Onde vamos arrumar esse dinheiro? Nós fechamos 2016 com o maior sacrifício. Vamos aumenta o ICMS? Alguém é a favor de a gente aumentar a carga tributária no meio da maior crise financeira? É preciso ter bom senso”, finalizou.

A Polícia Militar do Espírito Santo está há quatro anos com salário congelado. A defasagem salarial é apontada como principal motivo de a PM não sair às ruas.  O salário bruto de um PM hoje é de 2.646,12 reais, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. A média nacional, no entanto, é de cerca de 3.500 reais ao mês. O salário dos militares capixabas aparece em último lugar no ranking de piso salarial da PM em todos os Estados, segundo levantamento da Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares (Anermb).

Entenda o caos

A crise começou no último sábado, principalmente na região metropolitana de Vitória, quando familiares de policiais militares passaram a protestar em frente aos batalhões impedindo a saída dos veículos, o que deixou as ruas praticamente sem policiamento.

Os PMs, que são proibidos por lei de fazer greve, reivindicam reajuste salarial e pagamento de auxílio-alimentação, auxílio-periculosidade, insalubridade e adicional noturno aos PMs. A Justiça do estado classificou a paralisação como “greve branca” e estabeleceu uma multa no valor de 100 mil reais às associações que representam os policiais capixabas, caso haja descumprimento da decisão.

Fonte: Veja.com

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Chapa “Avança, Astra” se consolida e lidera a preferência dos servidores e magistrados do TRT

Próxima Matéria

Sérgio Cabral, Eike Batista e mais 10 são indiciados pela Polícia Federal

Matérias Relacionadas

Câmara de Bayeux derruba títulos de cidadania para Aguinaldo Ribeiro e João Azevêdo por unanimidade
Legislativo

Câmara de Bayeux derruba títulos de cidadania para Aguinaldo Ribeiro e João Azevêdo por unanimidade

13 de maio de 2026
Luto: morre em João Pessoa a apresentadora Thereza Madalena
João Pessoa

Luto: morre em João Pessoa a apresentadora Thereza Madalena

12 de maio de 2026
Cabedelo: prefeito anuncia cancelamento de contrato com Lemon, empresa alvo de operação
Cabedelo

Cabedelo: prefeito anuncia cancelamento de contrato com Lemon, empresa alvo de operação

12 de maio de 2026
Próxima Matéria

Sérgio Cabral, Eike Batista e mais 10 são indiciados pela Polícia Federal

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio