Foi publicado na edição desta terça-feira (17) do Diário Oficial do Estado um decreto para desapropriação de áreas no entorno da BR-230 e Rio Paraíba, para que seja viabilizada a construção de uma ponte que vai ligar Cabedelo a Lucena, na Grande João Pessoa.
As obras integram um conjunto de ações de mobilidade que está sendo chamado de Complexo Rodoviário de Acesso ao Porto de Cabedelo. “São áreas que serão desapropriadas no trecho entra a BR-230 e o Rio Paraíba para implantação da futura da Ponte”, explicou o secretário de Infraestrutura, Deusdete Queiroga.
Após a desapropriação, o governo deve lançar o edital até o final do ano e, posteriormente, dar inicio a construção da ponte. A obra custará cerca de R$ 450 milhões.
“É uma ponte que vai permitir a ligação de Cabedelo a Santa Rita e a Lucena. Na verdade, serão duas pontes. Uma de dois mil e duzentos metros e outra de 300 metros. Essa foi uma obra prometida há mais de 40 anos e nunca saiu do papel. Agora, será realidade”, declarou o governador João Azevêdo, em solenidade no mês passado junto ao Ministério dos Transportes.
Conforme o decreto, as desapropriações devem ser conduzidas pela Procuradoria-Geral do Estado e pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) de forma amigável junto aos proprietários ou através de meios judiciais.
“As indenizações referentes à desapropriação serão realizadas a partir da apresentação de documentação comprobatória da titularidade e regularidade dos imóveis”, diz a portaria assinada pelo governador.
Segundo Deusdete Queiroga, a intenção do gestão estadual é iniciar a construção da ponte no começo do próximo ano e concluir a edificação até 2026.
“O governador e todo governo vão fazer todo esforço para que essas obras sejam concluídas dentro de seu mandato. Aquela via vai ser importante para desenvolvimento do Porto de Cabedelo e vamos trabalhar para que avance”, comentou Queiroga em entrevista ao programa F5, da Rádio Pop Fm.
A obra – O projeto prevê a ponte sairá da Praia do Jacaré até Lucena, e em seguida para BR-101 em Santa Rita. A obra facilitará, por exemplo, os caminhoneiros que precisam deslocar do Porto de Cabedelo até a rodovia. Agora, não será mais necessário passar por toda área urbana de João Pessoa.
Atualmente, quem precisa se deslocar de Cabedelo a Lucena precisa usar a balsa. Já os caminhões que saem do Porto de Cabedelo precisam atravessar toda Cabedelo, passar por João Pessoa e seguir viagem em sentido a Recife ou Natal, passando por Bayeux e Santa Rita.
Redação com MaisPB