Uma mensagem fraudulenta no WhatsApp, que promete R$ 50 para quem repassá-la para 7 de seus contatos, está sendo disseminada por quadrilhas especializadas em fraudes virtuais. As informações são da Kaspersky, empresa de tecnologia.
As potenciais vítimas recebem a mensagem: “Parabéns, você ganhou! Saldo de R$ 50″, com um link de um falso banco e, na sequência, são solicitadas as chaves PIX das vítimas, geralmente CPF ou número de seus celulares.
A página ainda traz diversos comentários de supostos contemplados com o dinheiro, para dar maior veracidade à narrativa golpista. De acordo com o Metrópoles, contudo, as imagens são falsas.
A quadrilha virtual pede que a vítima compartilhe o link com outros sete contatos no WhatsApp para que receba o dinheiro ofertado. Depois disso, surge uma tela para confirmar a chave PIX. De acordo com a Kaspersky, de posse dos dados da vítima, eles começam a ser usados em golpes no WhatsApp, nos quais há solicitação de dinheiro a familiares e amigos da vítima. Em outros casos, essas informações podem ser vendidas em mercados paralelos.
“Temos visto cada vez mais esquemas de phishing se utilizarem de datas especiais para enganar pessoas. Adicionar o compartilhamento em uma das etapas torna a fraude ainda mais perigosa, pois eles fazem com que a vítima envie o golpe para amigos e parentes, transmitindo credibilidade ao link fraudulento”, afirma Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.