O deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB), vice-líder da oposição na Câmara, e parlamentares de 25 legendas protocolaram, nesta terça-feira (22), pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar e buscar os responsáveis pelo vazamento de óleo que atingiu os noves Estados do Nordeste.
A quantidade de resíduos recolhida nas praias nordestinas ultrapassa as 900 toneladas, já os danos ao meio ambiente ainda são incalculáveis. Mais de 250 assinaturas de deputados das 25 legendas da Câmara reforçaram o pedido de investigação. O autor da propositura é o deputado federal João Campos (PSB-PE).
Durante coletiva de imprensa na Câmara dos Deputados, Gervásio Maia relembrou que no dia 8 de outubro ele e o deputado João Campos foram à Procuradoria-Geral da República pedir que investigassem o caso e adotassem providências, a exemplo da Petrobrás e do Ibama participarem da limpeza das praias.
Ainda na fala, o parlamentar criticou a omissão do governo Bolsonaro e a demora para lidar com esse que, segundo o Ministério Público Federal, já é o maior desastre ambiental da história do litoral brasileiro em extensão.
Da redação