Na noite dessa quarta-feira (31), mais de 150 pessoas da esquerda paraibana, de variadas regiões do Estado, se reuniram virtualmente para participarem do seminário “Que Unidade Queremos?”. Os partidos PSOL, PT, PCdoB, PSB e UP, que convocaram a atividade, além da Rede e PV estavam presentes no encontro. O PDT justificou a ausência e confirmou presença na próxima reunião, marcada para 07 de abril.
Após a saudação inicial das legendas que assinaram a convocatória do Seminário, o representante do Fórum Pró-Campina, Roberto Jeferson, fez um relato de como ocorreu o debate da unidade em Campina Grande, onde os partidos estruturam ações concretas na luta por direitos e construíram vários pontos programáticos comuns que foram apresentados por duas candidaturas da esquerda na cidade nas eleições de 2020.
Foram duas horas e meia de análises e proposições realizadas por meio de intervenções por vídeo e do chat da sala. A coordenação dos trabalhos ficou por conta de Jackson Macedo e Tárcio Teixeira, já a sistematização será estruturada por representantes dos gabinetes das Deputadas Estaduais Cida Ramos e Estela Bezerra.
Na ocasião, várias propostas foram apresentadas, como a realização de atividades descentralizadas por regiões, atividades de formação, seminários mensais que contribuam para elaboração de um programa para Paraíba, ações de solidariedade, luta por vacina para todas e todos, maior participação e ocupação dos espaços por mulheres, negritude e juventude e, de forma unanime, avançar na consolidação de uma unidade popular para derrotar o bolsonarismo na Paraíba. Essas e outras tantas proposituras, que estarão na sistematização do Seminário, serão debatidas na próxima reunião entre os partidos políticos.
Para Tárcio Teixeira, presidente do PSOL na Paraíba, a quarta-feira foi um dia histórico para o Estado, pois foram deixadas de lado as diferenças entre as siglas de esquerda em prol da derrota do autoritarismo.
“Entendo que esse foi um dia histórico para política paraibana, estamos deixando de lado nossas diferenças para focar na unidade para derrotar o autoritarismo, projeto genocida que tem representação aqui na Paraíba, e construir a Paraíba que queremos. Esse foi apenas o primeiro passo, temos uma longa caminhada pela frente, estou muito confiante”, declarou Tárcio.