A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na noite dessa sexta-feira (28) que a bandeira vermelha no patamar 2 será acionada a partir do dia 1º de junho. A tarifa terá um acréscimo de R$ 0,06243 para cada quilowatt-hora kWh consumido.
Segundo nota da Aneel, o mês de maio foi o primeiro da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A empresa afirma ainda que “essa conjuntura pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD), levando à necessidade de acionamento do patamar 2 da Bandeira Vermelha. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada”, explicou.
O mês de junho vai começar com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos do que o ideal para esta época do ano, o que tende a significar redução da geração de energia por hidrelétricas e o aumento da geração por termelétricas, o que encarece o custo de produção elétrica.