O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para pedir a cassação dos mandatos de André Coutinho, prefeito de Cabedelo, Camila Holanda, vice-prefeita, e Márcio Silva, vereador, após evidências levantadas pela Operação ‘En Passant’, conduzida pela Polícia Federal e pelo Gaeco.
A investigação apontou indícios de um suposto aliciamento forçado de eleitores nas eleições do ano passado. Na Aije, a promotora Rhomeika Maria de França Porto denuncia a prática de abuso de poder econômico durante o pleito no município de Cabedelo.
Na ação, a promotora menciona conversas obtidas pela PF no celular de uma das investigadas, Flávia Monteiro. Nos registros do aplicativo de mensagens, foram encontrados comprovantes de votos e depósitos realizados via PIX, evidências que, segundo o MPE, sugerem uma possível prática de compra de votos durante o pleito.
O MPE ainda destacou o caso de indivíduos que teriam recebido valores entre R$ 100 e R$ 300, sob a alegação de terem sido contratados para trabalhar. No entanto, essa explicação não foi aceita pelo Ministério Público, que considera os pagamentos suspeitos.
Além da cassação dos mandatos, o MPE requer a inelegibilidade de André Coutinho, Camila Holanda e Márcio Silva, e ainda pede a aplicação de multa.
Em nota, o prefeito de Cabedelo, André Coutinho, reafirmou seu compromisso com a responsabilidade e a probidade, tanto na gestão da Prefeitura quanto em sua trajetória política. Ele se declarou confiante de que a Justiça Eleitoral reconhecerá a idoneidade de seu trabalho, que, conforme o gestor, foi fundamental para sua vitória nas eleições de 2024.
Leia a nota completa:
NOTA
O prefeito André Coutinho vem a público tranquilizar seus eleitores e todos os cidadãos de Cabedelo sobre notícia divulgada na imprensa de que o Ministério Público Estadual (MPE) pediu sua cassação.
O gestor reafirma seu compromisso com a responsabilidade e a probidade à frente da Prefeitura e em toda a sua vida pública, e está confiante na Justiça Eleitoral, que confirmará toda a idoneidade do trabalho que o levou a vencer as eleições, com mais de 25 mil votos.
“Tranquilidade. Essa é a palavra com que recebo o pedido do ministério público eleitoral na manhã desta sexta-feira. Tenho a certeza da idoneidade e honestidade com que enfrentamos todo o processo eleitoral, lado a lado com o povo cabedelense. Confio no trabalho da justiça eleitoral que, após analisar todo o processo, confirmará a inocência da chapa que venceu em todas as regiões da cidade. Conto com o apoio e suporte de toda minha gente para seguir trabalhando e transformando a nossa Cabedelo. Vamos em frente!”, disse o prefeito André Coutinho.
—
Assessoria André Coutinho