O grupo chinês, representado pela Brasil CRT Construção de Nova Cidade Ltda, que havia sinalizado a intenção de investir R$ 9 trilhões na construção de um porto de águas profundas e uma cidade futurista no município de Mataraca, no litoral norte da Paraíba, desistiu do projeto. O cancelamento foi anunciado em entrevista à Folha de São Paulo nessa segunda-feira (25).
Jianing Chen, líder do grupo asiático, explicou que a desistência foi motivada pelas suspeitas em torno do negócio. Devido às especulações sobre a veracidade do investimento, os supostos investidores internacionais decidiram notificar a Brasil CRT para formalizar o cancelamento do empreendimento. “Iremos realizar outro projeto de investimento maior em outro estado do Brasil”, afirmou à reportagem.
Vale destacar que a promotora de Justiça de Mamanguape decidiu instaurar um procedimento extrajudicial para investigar o volumoso investimento em Mataraca. Já o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), optou por desmarcar uma reunião agendada com os investidores.
Por sua vez, o consulado da China no Recife, que atende a região, afirmou à imprensa que desconhece a empresa envolvida com o investimento trilionário e disse ter “motivo para acreditar que é uma fraude”.
Redação com Folha de S. Paulo