O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, esteve nesta quinta-feira (21) no programa 360 graus, oportunidade na qual detalhou quais as intenções da prefeitura da cidade com a realização do evento-teste denominado “Retomada Santa Rita”, primeiro evento monitorado da Paraíba com a aplicação de protocolos sanitários contra a Covid-19.
Programado para acontecer nesta sexta-feira (22), o evento-teste tem como propósito retomar a realização de festas com aglomerações no município, como shows artísticos e culturais. O evento, que será totalmente monitorado e em conformidade com as regras estabelecidas no último decreto estadual, servirá como teste para a execução de outras duas festas em Santa Rita: O réveillon, que já tem como atrações anunciadas a banda Calcinha Preta e a cantora de forró Taty Girl, e a Festa do Abacaxi.
Emerson Panta destaca que o “Retomada Santa Rita” visa, principalmente, restaurar o setor de eventos paraibano, um dos segmentos mais afetados pela pandemia. “O propósito é esse, é testar os protocolos de segurança para que as pessoas se sintam confortáveis, se sintam seguras em participar das grandes aglomerações, dos grandes eventos no nosso município”, frisou.
Conforme dito pelo gestor, a festa será restrita para apenas 500 pessoas, que devem estar vacinadas contra a doença. Todos os participantes, dentre convidados, voluntários, artistas e aqueles que trabalharão nos bastidores, serão testados antes e depois do evento para assegurar um ambiente protegido. Serão 100 pessoas responsáveis pela produção do show e outras 400 voluntárias, que se inscreveram para participar através do site da prefeitura. As atrações da sexta são o padre Puan Ramos e os cantores Ranniery Gomes e Osmídio Neto.
“É um evento controlado, com um total de 500 participantes, sendo 100 pessoas da parte de produção, todas cadastradas e testadas. Obrigatoriamente o artista só entra no palco após realização do teste e assim também para os demais. Tem esse grupo de trabalho e além disso tem 400 voluntários. É um evento fechado onde as pessoas irão ser submetidas a um teste, chamado ECO teste, extremamente seguro e eficaz, e que vai mostrar se tem infecção ou não pelo Covid naquele momento”, pontuou.
O prefeito santaritense também rebate as críticas proferidas por parte da população que é contrária a realização da festividade, salientando que os profissionais da área de eventos também precisam trabalhar para ganhar o seu sustento e, para que isso aconteça de forma segura, a gestão estará proporcionando o evento experimental para garantir a retomada das atividades artísticas e culturais.
“A gente tem que entender que tem pessoas que estão dependendo disso para voltar a sua vida. Tem pessoas que se alimentam da sua música, tem pessoas que precisam, realmente, que haja essa retomada, mas retomada com responsabilidade, por isso que Santa Rita vai realizar esse evento-teste no dia de amanhã”, ponderou.
Com o êxito do evento-teste, Emerson Panta já projeta a realização da festa de Ano Novo na cidade e também da tradicional festa do Abacaxi. “Nós iremos testar todos os nossos protocolos. Então, vamos ver se o protocolo realmente está adequado, se ele funciona, se nós, diante de uma aglomeração, conseguimos fazer a verificação das máscaras, se conseguimos controlar o uso de máscaras. Se os borrifadores vão conseguir atender, se as pessoas que estão cuidando dos banheiros, se elas vão poder dar conta desse volume de pessoas e fazer a higienização correta, se os bares vão conseguir atender, de fato, esse público com segurança. É um teste”, completou.
O prefeito disse ainda que uma equipe extremamente rígida estará analisando todos os detalhes do evento-teste, buscando pontos positivos e, principalmente, os negativos, para que haja a correção e, assim, os eventos de Santa Rita possam ser retomados com segurança e preservando a saúde dos cidadãos.
Assista à entrevista completa com Emerson Panta: