Com o orçamento do ano de 2022 aprovado, no qual é previsto aumento salarial apenas para os policiais federais, os delegados da Receita Federal na Paraíba decidiram entregar seus cargos como forma de protesto contra o presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com o informado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita (Sindifisco), houve baixa de todos os delegados em 10 regiões fiscais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
“Vamos formalizar a entrega de cargos em todos os graus de hierarquia. Não é intenção, é entrega formal. Vamos deixar o órgão à deriva, e só cumprir questões administrativas”, explicou o presidente do Sindicato, Kleber Cabral.
Segundo ele, há anos a Receita Federal é afetada por cortes orçamentários, situação agravada no governo Bolsonaro. Há cinco anos, houve o último acordo salarial da Receita. Já em 2019, aconteceu o último reajuste salarial. A entidade também não promove concurso público desde 2014. Conforme Cabral, a gota d’água foi deixar de incluir os auditores para beneficiar os policiais.